Calemas
Celebridades

Calemas nos próximos dias nas praias ilha do cabo” Luanda”

Calemas nos próximos dias nas praias ilha do cabo” Luanda”

A uma semana que toma-se nota de Calemas nas praias da Ilha do cabo na cidade de Luanda, e os bombeiros aconselham as pessoas que gostam de frequentar as praias terem o máximo cuidado.

Calemas
Calemas

Frisou ontem a Angop o administrador do Distrito da Ingombota Lobato Neto, nem que for para apanhar sol, deve aproximar- se ao mar, devido as calemas registadas no final de semana passado que pode levantar ondas gigantes a qualquer instante.

Calemas – ondulação forte do mar, própria da costa ocidental da África,  produz- se longe da costa e origina correntes fortes que, uma após outras, chegam à costa e rebentam ruidosamente na praia.

O administrador orientou aos pescadores que fazem pescas de pequeno percurso, para obsterem- se de realizarem as suas actividades até as calemas passarem, lembrou- os ainda da perda dos seus colegas  nas calembas do mês de Setembro que mutilou o trajecto de automóveis e de pedestres na avenida Mortala Mohamed e na rua Massano Amorim.

Procedimentos preventivos

“Devido aos fortes ventos e agitação das águas, com ondas que podem atingir  aproximadamente dois metros de altura, a situação é perigosa para os banhistas” exprimiu o porta-voz do Comando Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros Faustino Minguenji .

O porta-voz do Comando Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros esclareceu que não se devem frequentar as praias até aviso contrário.

Esclareceu a importância de cumprir às restrições dos especialistas do programa Praias Seguras de Angola, houve um aumento de pessoal e meios materiais.

Serviço de Bombeiros pratica acções preventivas nas praias desde o dia 15 de Agosto do corrente ano. Segundo o porta-voz, os mergulhadores do programa Praias Seguras de Angola interviram no domingo, numa das praias da Ilha do Cabo, em Luanda, que uma adolescente de 16 anos, que não sabia nadar e ignorou as placas a proibir a entrada no mar, se afogasse.

De acordo com o porta voz do Serviço de Bombeiros, a aplicação do programa Praias Seguras tornou possível o surgimento da figura do nadador-salvador, com as dimensões operativa e pedagógica.
A época balnear exige dos mergulhadores do programa acções duplicadas e exige dos banhistas muito cuidado.

 

Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao/

 

 

Similar Posts