Covid-19: Arranque da vacinação em Portugal apontado para 5 de janeiro
Nesta sexta-feira(11), o primeiro-ministro português, António Costa, avançou que o arranque da vacinação contra a Covid-19 na Europa deverá acontecer, de forma coordenada entre os vários Estados-membros da UE, na primeira semana de janeiro.
Covid-19: Arranque da vacinação em Portugal apontado para 5 de janeiro


A saber que António Costa esteve numa reunião em Bruxelas que se prolongou desde o final da manhã de ontem.
Após o encontro o líder do Executivo português prestou então declarações aos jornalistas, na capital belga.
António Costa chamou à atenção para a necessidade de os Estados-membros da União Europeia coordenarem os seus planos nacionais de vacinação.
De maneira que se agilize a imunidade de grupo em toda a região.
“Sugeri que pudéssemos tentar coordenar para que arrancássemos todos no mesmo dia com a vacinação”, afirmou, no final do Conselho Europeu, em Bruxelas. “Para termos imunidade de grupo não basta que um país a alcance”.


Segundo informou António Costa, a Agência Europeia do Medicamento deverá aprovar a vacina da Pfizer a 29 de dezembro.
Por isso, estima-se que chegada das primeiras doses aos Estados-membros deverá acontecer logo nos primeiros dias de janeiro.
O primeiro-ministro português explicou que a Pfizer já garantiu fará chegar as primeiras doses das vacinas “nos dias imediatos”.
Isso após a licença do regulador estar garantida.
Permitindo assim o início da vacinação logo no arranque do ano.
“Acho que se fixarmos para a primeira semana de janeiro o arranque da operação de vacinação à escala europeia seria uma boa meta com que todos nos deveríamos comprometer”, afirmou António Costa, acrescentando que dia 5 de janeiro “é um excelente dia” para apontar o arranque.
Quanto a logística de distribuição da vacina em Portugal, o líder político assegurou que “as forças armadas terão um papel crucial”.
Uma vez que está aqui, veja também:
Covid-19: Arranque da vacinação em Portugal apontado para 5 de janeiro
no entanto