Celebridades

Depois do Ébola, nova epidemia chamada “Zika” ameaça o mundo

Apesar de seu nome bonito (que vem da floresta de Uganda onde foi descoberto em 1947 ), este vírus representa , de acordo com a revista médica britânica The Lancet “, uma nova ameaça global para a saúde “. Ainda relativamente desconhecido, capaz de se espalhar em muitas partes do mundo , transmitida por mosquitos, Zika é outro agente infeccioso ” emergente”. Por isso, as autoridades de saúde pública estão cada vez mais preocupadas – incluindo a secção responsável da Organização Mundial da Saúde das Américas – a Organização Pan- Americana da Saúde , com sede em Washington . 

” De Maio a Junho de 2015, surtos de larga escala têm sido detectados no nordeste do Brasil . ”

 

15-info-zika

Zika é um arbovírus da mesma família do vírus do dengue e é transmitida pelo mesmo vector, o mosquito Aedes aegypti .

1433511181

As infecções são geralmente leves. Exceto observamos que o Zika também pode ter consequências mais graves para a saúde. Isto é visto atualmente no Brasil, onde havia entre 440 000 1 300 000 casos de Zika. E onde há casos de microcefalia ( cabeça pequena e cérebro mais ) afectou em bebês nascidos de mulheres que foram infectadas quando estavam grávidas. Esta relação de causa e efeito ainda não foi definitivamente estabelecida, mas parece ser de dia para dia .

In this Dec. 23, 2015 photo, Dejailson Arruda holds his daughter Luiza at their house in Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco state, Brazil. Luiza was born in October with a rare condition, known as microcephaly. Luiza's mother Angelica Pereira was infected with the Zika virus after a mosquito bite. Brazilian health authorities are convinced that Luiza's condition is related to the Zika virus that infected her mother during pregnancy. (AP Photo/Felipe Dana)
23 de dezembro de 2015 foto , Dejailson Arruda detém Sua filha Luiza em sua casa em Santa Cruz do Capibaribe , Pernambuco , Brasil. Luiza nasceu em outubro com uma condição rara , conhecida como microcefalia . A mãe de Angélica Luiza Pereira estava infectada com o vírus pós- Zika tem picada de mosquito. Autoridades saúde do Brasil estão convencidos de que a condição de Luiza está relacionada com a Zika que infectou sua mãe durante a gravidez . ( AP Photo / Felipe Dana )

Não há nenhum medicamento contra Zika ou vacina . A saúde pública está em guarda e não pode, por agora, apenas reforçar as recomendações para combater e proteger contra os mosquitos que espalham o vírus. E lembre-se que sim, Zika é de fato uma nova ameaça para a saúde mundial. Desde o seu surgimento no Brasil , o vírus se espalhou para 10 países na zona tropical das Américas e do Caribe .

Similar Posts