Escritor lança “O Tocador de Quissanje”

0

“O Tocador de Quissanje” é o mais recente livro de contos de Henrique Guerra, lançado na quarta-feira, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.
A obra é um conjunto de contos escritos no início dos anos 60, que foi guardado pelo seu amigo Cândido da Velha, durante mais de 20 anos. Várias pessoas os leram na fase de preparação do livro e, no geral, a reacção foi viva e interessante.
“Era um caderno de contos como aqueles que todos os jovens dedicados à actividade literária escreve nos momentos felizes de inspiração e guarda sem ter uma ideia precisa se um dia vai publicar ou não”, explicou Henrique Guerra.
Henrique Guerra nasceu a 25 de Julho de 1937, em Luanda. É membro fundador da UEA, onde exerceu as funções de secretário das actividades culturais e também membro fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), da qual foi presidente da direcção nas suas duas primeiras comissões directivas, em 1984 a 1988.
Como artista plástico, ganhou dois prémios de desenho e pintura, em 1955 e 1958, e foi secretário-geral da associação bantu dos artistas plásticos, em 1985. Escreveu “A Cubata Solitária” (Contos), 1962, “Quando Me Acontece Poesia (Poemas), 1976, “Alguns Poemas”, 1978, “Angola – Estrutura Económica e Classes Sociais” (Ensaio) que já vai na quarta edição desde o seu lançamento em 1979, “O Círculo de Giz de Bombó” (Teatro) 1979 e “Três Histórias Populares (Contos), 1989.

Comenta Agora!