Celebridades

Força Aérea Angolana esclarece situação do avião na via expressa

O oficial esclarecia, em declarações à Angop, por via telefónica,  a situação que se registou na madrugada  de hoje na via expressa onde os moradores das centralidades do Zango e Kilamba,  municipio do Belas e Viana se depararam com um avião a ser rebocado por um trailer. Esclareceu que o “tumulto” foi causado pelo  transporte de uma aeronave inoperante do tipo “ Antavove-26 “ de fabrico da ex União Soviética.

Eugénio Carlos Bambi afirmou que para maior segurança no transporte da aeronave foram desmontadas a cauda e as asas, garantindo que a operação acontecesse sem sobressaltos.

“ Começamos a operação por volta da uma hora da madrugada, com previsões de fazer chegar a carcaça do aparelho uma ou duas horas depois, mas houve alguns constrangimentos técnico no transporte “, esclareceu.

Eugénio Carlos Bambi adiantou que estes constrangimentos causaram o  atraso no transporte do avião e alguns cidadãos, moradores da região, que na altura utilizavam a estrada depararam-se com a aeronave e dramatizaram a situação.

Segundo o oficial da Força Aérea de Angola, a carcaça vai fazer parte de uma exposição do Governo Provincial de Luanda (GPL), tendo a acção sido  coordenada com a Policia Nacional e apesar dos constrangimentos, não houve acidentes.

Por sua vez, o porta-voz da Brigada Especial de Transito (BET), inspector chefe João Pereira garantiu, que apesar dos atrasos e constrangimentos causados durante algum tempo, a situação estava coordenada e tudo foi feito com segurança.

A situação ocorreu no troço da estrada que liga Cabulongo/Viana, numa via onde trafegam um numero considerável de viaturas, entre ligeiras e pesadas, principalmente em dias normal de trabalho.

A carcaça da aeronave foi transportada a partir da base aérea de Luanda, num percurso de aproximadamente 20 quilómetros.

 

Fonte: Angop

Similar Posts