Hélder Caculo irá estreia-se no mercado literário com a obra "O Sorriso da Dor"
Celebridades | Destaque

Hélder Caculo vai apresentar a sua primeira obra literária “O Sorriso da Dor”

O jornalista Hélder Caculo apresentará a sua primeira obra literária intitulada “O Sorriso da Dor”, no próximo dia 28 de Outubro, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

A obra composta por 64 páginas, retrata várias temáticas, tais como as lutas do povo angolano pela libertação nacional, as vitórias alcançadas por Angola ao longo do tempo, a mulher, a beleza natural do país e as peripécias da vida na cidade de Luanda.

Títulos como “Kiandando”, “Mulher do mar”, “Novembro triunfal”, “Cunene, tão perto”, “Lusevu Lunswene”, Mãe África”, “Se o mundo fosse poesia” e “Choros da rua”, constam da obra que foi escrita entre Janeiro de 2006 e Março de 2016.
Segundo o autor, a obra servirá para brindar a nossa literatura que espera de mais obras.

“Espero que a obra tenha boa aceitação por parte do público, uma vez que a mesma foi feita com este propósito porque reflecte o país nas suas mais diversas áreas. “O sorriso da Dor”, reflecte Angola, é uma homenagem que fizemos a todas as mães que tenham perdido algum filho em circunstâncias diversas da vida”

Com o objectivo de abranger as diversas camadas sociais, para além da língua portuguesa, Hélder traz na sua primeira obra literária, poemas em línguas como Fiote, Umbundo, Kimbundo e Cokwe. Coube ao jornalista e escritor António Setas o prefácio da obra onde destaca as qualidades do autor e a vontade de ajudar no crescimento da literatura angolana.

Hélder Caculo nasceu em Luanda a 11 de Setembro de 1990 e a sua atracção pela arte de escrever data do tempo em que era adolescente e era desafiado a adaptar estórias bíblicas para a interpretação teatral.

Anos depois, começou a ganhar interesse por outros géneros literários, com destaque para a poesia e contos. Foi assim que a partir de 2006 começou a escrever poemas e nunca mais parou.

Hélder Caculo é licenciado em Ciências da Comunicação na especialidade de Cinema e Televisão, é jornalista de profissão no jornal O PAÍS do Grupo MEDIA NOVA e Docente Universitário. Além da literatura e do jornalismo é apaixonado pela arte de fotografar.

Em 2009 fundou o “Projecto Meninos de Cá” com objectivo de reflectir o passado, presente e o futuro das crianças angolanas.

Similar Posts