Jovens angolanos não sabem falar nem escrever correctamente

9
Jovens angolanos
problemas na escrita

É um facto. A maioria dos jovens angolanos não sabem falar e nem escrever correctamente. 

Depois de várias analises feitas podemos dizer que a maior parte do povo angolano tem dificuldade na escrita, seja desde uma simples frase a um texto mais complexo, isso não se pode negar. A questão é: porque as pessoas têm, ou parecem ter, tanta dificuldade na hora de escrever? Porquê as palavras mais simples parecem ser as maiores inimigas na hora de se expressar?

A resposta é básica: não lêem. E se lêem  não conseguem assimilar a gramática dos vocábulos para depois colocá-los no papel. Às vezes, também, por não interpretar correctamente o sentido de uma palavra, acabam por empregá-la de forma incorreta em um texto.

Jovens angolanos
Jovens angolanos

A outra grande questão importante é a influência dos meios de comunicação virtuais. A tecnologia trouxe infelizmente diversos problemas de fala e escrita, ocorrendo principalmente entre os jovens, que constituem a maior parte de usuários on-line no mundo todo. Nas famosas redes virtuais, esquecem as mínimas regras para uma boa escrita e acabam por “assassinar” a Língua Portuguesa com suas famosas abreviações e o “Calão”.

Mas se analisarmos bem este cenário, o problema surge quando esses novos estilos de escrita são passados para o papel, causando assim uma má impressão à pessoa pelo seu modo muito “estranho” de se expressar. Geralmente, esse indivíduo nem ao menos tem consciência de que escreve errado, pois já o fez do mesmo modo muitas vezes. E isto é bastante grave.

Devemos mostrar algum interesse em aprender. Sim, Angola está a passar por uma fase de reorganização, mas isto não quer dizer que nós devemos deixar de dar importância as coisas mais importantes. Não podemos culpar, quem não tem culpa da nossa fraca paciência em aprender.

Jovens universitários
Jovens universitários

Claro, não queremos que você seja um robô, mas que escrevas de uma maneira certa e evitando erros que não deviam ser cometidos, no mínimo saber empregar correctamente os verbos e conjuga-los como devem ser.  Para podermos aprender outras línguas, é necessário dominar a nossa língua materna, outro ponto, muitas pessoas têm dificuldades para aprender uma nova língua porque não sabem e nem sequer aprenderam correctamente a sua língua materna.

O Portal Bwe Vip, tem feito a sua parte partilhando várias dicas de português, para vermos se os nossos leitores possam diminuir as suas dificuldades de escrita e de leitura. Mas sem esforço algum nada será feito, é preciso uma vontade de aprender caso contrario ficaremos sempre com as mesmas dificuldades.

Vamos fazer um desafio? Tu, caro leitor, convidamos-te a partir de hoje a escrever correctamente… Será possível?

 

Comenta Agora!

É um facto que uma parte dos jovens encontra-se nesta condição.

Mas torna-se uma barbaridade quando dizem ser a maioria.
Com base em quê afirmam isto? Que estudo realizaram? qual é a amostra?

Acredito que um bom profissional é aquele que elabora artigos com com base em investigação profunda e não em contos de ouvi dizer.

Sinto muito por esta publicação pouco profissional.

E tomem atenção que o vosso texto contém erros de língua portuguesa também.

É de facto! sso aí é um problema muito sério, porém o mesmo artigo que supostamente expressa um teor relacionado a problemática da fala e da escrita apresenta erros ortográficos. Mas que ironia!!!

A iniciativa é de louvar. É já um ponto de partida. Mas parece- me que este texto também traz erros. . Parece-me que a frase não está devidamente construída. Ou estou errado?

Ponto importante para ser discutido, a escrita e uma parte fundamental da comunicacao e a nossa comunidade nao sabe portugues, em tudo o k saber uma lingua implica como explica o texto. O ensino e mau, as influencias linguisticas nao facilitam ( a lingua materna e o portugues de portugal e no entanto fala-se e escreve uma mistura do portugues do brasil e de portugal, linguas que sao diferentes, o calao deixou ser de ser giria para ser uma base fundamental da linguagem angolana). Ate neste texto, maioritariamente bem escrito encontreium erro desses ” basicos”. Quando escrevemos um texto, se o fazemos na 3a pessoa d singular ( palavra ” voce”), a conjugacao verbal devera ser adequada, aqui o ” voce” e conjugado como o ” tu”. Erro grave pois um destina se para um texto formal e outro informal. Aqui esta um exemplo de mistura de linguas k culmina tb no mau portugues. Ainda assim, parabens pela mensagem.

A expressão correta seria: “É um facto. A maioria dos jovens Angolanos não SABE falar nem escrever correctamente.” Tem de haver concordância quanto ao número. – Jovem Angolano

A intenção deste artigo é louvável, pena é que que apresente tantos erros. Não seria possível escrevê-lo correctamente?

Se esse texto não estivesse cheio de erros de português, ajudaria… =/

Concordo plenamente, vejo aqui em Angola que as pessoas com mais de 60 anos escrevem correctamente ao contrário dos mais novos, poderá ser em parte do que indicam no artigo ou dos professores primários que também poderão ter a mesma dificuldade e então ensinam errado também. Só um pequeno reparo, não se escreve “à partir de hoje” mas sim “a partir de hoje” sem assento na letra A