Papa Francisco completa um ano de pontificado

0

O Papa Francisco completou dia 13 de Março, o primeiro aniversário como sumo pontífice e Chefe de Estado do Vaticano. Foi numa noite de um dia como este que a expressão Habemus Papam foi pronúncia pela ducentésima sexagésima sexta vez.

Nascido em Buenos Aires, capital da Argentina, dia 17 de Dezembro de 1936, Jorge Mario Bergoglio estudou Farmácia adolescente antes de despertar sua vocação para a vida religiosa. Cursou o seminário em Villa. Entrou para a Companhia de Jesus aos 19 anos de idade. Estudou Teologia e Filosofia na Universidade de San Miguel simultaneamente à ordenação de padre.

Jorge Bergoglio dividiu seu tempo entre a vida religiosa e a académica. Foi reitor da Faculdade de San Miguel durante seis anos e recebeu o título de Doutor na Alemanha. Em 1992, foi nomeado bispo. Em 1997, foi elevado a arcebispo e passou a chefiar a arquidiocese de Buenos Aires. O Papa João Paulo II nomeou-o cardeal em 2001.

Jorge Bergoglio foi membro da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos; Congregação para o Clero; Congregação para os Institutos da Vida Consagrada, Sociedades da Vida Apostólica; Conselho Pontifício para a Família e Comissão Pontifícia para a América Latina.

Jorge Mario Bergoglio é o sucessor do Papa Bento XVI, que renunciou o cargo dia 28 de Fevereiro. Bento XVI, de nome próprio Joseph Ratzinger, é o Papa emérito.

Jorge Bergoglio é o primeiro Papa não Europeu. Ele entra no comando da barca do Senhor, num momento que a Igreja Católica atravessa vários problemas, o mais conhecido são os casos de pedofilia cometidos por padres.

 

Comenta Agora!