Celebridades

“Revolução dos Cravos” chega aos ecrãs

Os 40 anos da “Revolução dos Cravos” vão ser recordados, no próximo mês de Abril, em Lisboa e Setúbal, com a realização de um ciclo especial de cinema, denominado “25 de Abril uma aventura para a democracia”.

O ciclo, organizado pela associação Zero em Comportamento, pretende “contribuir para uma reflexão sobre esse momento tão marcante da história mais recente, mas também vai atrás no tempo e mostra alguma da realidade desse tempo de ditadura”.
A iniciativa, que inclui ainda a exibição de sete filmes portugueses sobre este período chave para Portugal e as suas colónias, é aberto ao público em geral, e aos estudantes, em particular.
Entre os films escolhidos destacam-se “Outro país” (1999), de Sérgio Tréfaut, e “Cartas a uma ditadura” (2006), da actriz Inês de Medeiros, a partir de cartas de apoio ao regime de Salazar, escritas por várias mulheres portuguesas em 1958. Além destes, constam ainda do programa o documentário “48” (2009), de Susana Sousa Dias, que conta as histórias – a partir de fotografias de cadastro – de homens e mulheres que foram presos e torturados pela PIDE (polícia política do regime fascista), e o filme “Linha vermelha”, (2011), do realizador José Filipe Costa, baseado num trabalho de Thomas Harlan feito em 1975 sobre a ocupação de uma herdade no Ribatejo. O ciclo de cinema inclui também “O segredo” (2008), de Edgar Feldman, sobre a fuga do forte de Peniche do antigo dirigente comunista Dias Lourenço, a ficção “Amanhã” (2004), de Solveig Nordlund, sobre a PIDE, e o documentário “25 de Abril, uma aventura para a democracia” (2000), de Edgar Pêra.

Similar Posts