Saiba como ser um bom estudante universitário seguindo apenas algumas dicas da psicóloga Ana Maria de Castro, e candidatar-se ao quadro de honra.

Nos dias de hoje é comum observarmos em particular a sociedade estudantil desatenta nas salas de aula, por precaução achamos por bem, com ajuda de uma profissional no assunto listar algumas dicas que o ajudariam a ser um bom estudante.

Saiba como ser um bom estudante universitário

1. Preste mais do que a costumeira atenção

Grande parte dos melhores estudantes,  são os mais quietos da turma e consequentemente os menos barulhentos. Normalmente destas suas características buscam o auto domínio para prestar atenção a aula, e quando não percebem alguma questão, eles apresentam suas dúvidas.

2. Revisa sempre a matéria

A psicóloga Ana Maria, acredita que não basta prestar atenção é importante que se tire tempo para rever a matéria anterior e preparar-se para a próxima matéria,  isso segundo ela, ajuda a reter o máximo de conteúdo necessário para não se subcarregar em época de prova.

3. Esteja sempre preparado e bem disposto

Estar bem preparado inclui ter todo material didáctico necessário,  desde livros,  fascículos, cadernos, marcadores, lápis, esferográfica,  bloco de anotações etc…Se poder, ter uma mochila para cada matéria, isso de certeza o ajudará a ser muito mais organizado.

4. Estude o suficiente para a prova 

De preferência 5 dias antes. Peça ajuda dos seus pais, irmãos ou até mesmo de amigos, dê a eles as unidades e sumários que tiveste durante o semestre ou ano para que eles elaborem uma prova para você. Na verdade é uma simulação na intenção de te preparares melhor para a prova.

Uma dica muito importante é ‘estudar mesmo’, pois é de extrema importância porque se o seu professor querer testar a sua capacidade, poderá o submeter a uma prova oral,  e a verdade seja dita, poucos estudantes sentem-se confortáveis para essa situação, apesar de alguns preferirem.

5. Mantenha o foco 

Não importa qual tenha sido sua nota, lembrar-se que você é um vencedor e tem seus objectivos bem definidos. E quando for estudar não coloca de lado as cadeiras que você achar difíceis,  porque quanto mais difícil,  mais prazer proporciona ao ego estudantil poder superar. Como metáfora o conceito de Tábua Rasa foi apresentado por Aristóteles em oposição à Platão, onde referia que todo homem nasce desprovido de qualquer conhecimento tal como uma folha de papel a ser preenchida.

Felizmente o nosso país conta com bons profissionais, porque de certeza foram bons estudantes, vamos destacar alguns deles como o músico Lawilca, a radialista Patricia Faria e os kuduristas Bruno M e Puto Prata, e todos bem sucedidos nos seus trabalhos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.