Celebridades

Vacinados 7 por cento da população

Até agora, Angola já recebeu mais de dez milhões de vacinas por via de doações e compras pelo Executivo e, até ao momento, foram administradas mais de seis milhões de doses, tendo alcançado já 7 por cento da população.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, as vacinas ministradas no país são as da AstraZeneca, Pfizer, Janssen, Sputnik e  Sinopharm.

O número de vacinas administradas contra a Covid-19 é fruto de pacotes comprados pelo Executivo e doações da iniciativa Covax, em parceria com a Gavi, CEPI e OMS, que visa assegurar a distribuição equitativa em todo o mundo.

Do total de 6.419. 534  doses de vacinas administradas no país, 83.113 cidadãos completaram as duas doses. Com a AstraZeneca, foram imunizadas 10.574 pessoas; 39 com a Janssen (Johnson & Jonhson), em dose única; 5.307 com a Pfizer; 895 com Sinopharm e 1.353 com a Sputnik V.

Para garantir o acesso seguro e equitativo às vacinas da Covid-19, bem como o sucesso da campanha de vacinação, as autoridades sanitárias desenvolveram, com o apoio dos seus parceiros, nomeadamente a OMS, o UNICEF e a Gavi, um Plano Nacional de Vacinação e Distribuição, dando prioridade a grupos alvos.

O plano permitiu o reforço das infra-estruturas para a vacinação e a cadeia de frio, a formação de vacinadores, a gestão contínua da desinformação, a criação de um sistema de registo electrónico da vacinação, assim como a criação de centros de vacinação de alto rendimento.

Créditos: Jornal de Angola

Similar Posts