Celebridades

Vírus no Facebook – Saiba como remover aplicativos e malwares que publicam e comentam automaticamente

Respondendo ao pedido de socorro de muitos decidi publicar este artigo com base noutros sites e fóruns para salvar a vida virtual de muitos amigos e interessados.

As redes sociais, cheias de possibilidades de interacção e partilha, criam um ambiente propício para a propagação de vírus e outros programas maliciosos na web. Recentemente, por exemplo, um malware enganou mais de 8.000 pessoas no Facebook disfarçado como uma ferramenta de botão “Dislike” (não-curtir) na rede social.

O uso de aplicativos falsos como o botão “Dislike” representam o tipo de golpe mais comum no Facebook. Publicações de amigos (que já estão infectados) com links maliciosos também podem ser vistas na rede social, mas não com tanta frequência como em outras redes sociais menos seguras por exemplo.

Nos dois casos (aplicativos e mensagens de amigos), o arquivo malicioso acaba por se tornar um complemento no seu navegador e um aplicativo autorizado na sua conta do Facebook. Por isso, a remoção de um malware no Facebook exige que o usuário desabilite a extensão no seu navegador e o aplicativo do seu perfil. Veja abaixo como fazer essa remoção em cada navegador e também no Facebook:

1. NO FACEBOOK

facebook

2 – Depois, vá em Configurações de Conta. No menu à esquerda, clique em Aplicativos. Vai aparecer uma lista de todos os aplicativos e jogos que você usa na rede social. É só procurar o aplicativo indesejado, clicar nele e escolher a opções Remover Aplicativo.

2. GOOGLE CHROME

Googlechrome

2 – Depois, vá ao menu Ferramentas (Tools) e Extensões (add-ons). A regra no Chrome é a mesma dos outros navegadores: apague os aplicativos suspeitos.

3. NO INTERNET EXPLORER

 

internetexplorer

2 – Em seguida, você só precisa desabilitar o complemento indesejado (que normalmente vai ter o nome relacionado com o malware do Facebook, como no caso do “Dislike”)

 

4. NO MOZILA FIREFOX

 

 

mozilafirefox

2 – Agora é só desabilitar os complementos que você achar suspeito. Por fim, reinicie o Firefox.

Após realizar essas acções, faça uma varredura com antivírus no seu computador. Há um aplicativo chamado Norton Safe Web, que verifica se o seu perfil está infectado. Aqui pode encontra outras ferramentas antivírus para usar no Facebook. E o mais importante de tudo: tome cuidado com o que clica no Facebook.

Espero que este artigo tenha ajudado a resolver estes tipos de problema.

Similar Posts