Celebridades

Xta bala ou está bem? Angolanos inventam novas formas de escrever

Olá pessoal da BWÉVIP, hoje na sua rubrica “Dicas da Banda”, trazemos um tema para vossa reflexão e sugestão. Trata-se da nova maneira de escrever adoptada por muitos internautas, sobretudo os utilizadores do facebook. Palavras como “Xtou a vir”, “te kero”, “xtas bem?”, “ok”(Que nem é português), posso te kunhecer? “teklas da ond?” e outras frases, têm sido constantes no momento de trocas de mensagens entre os utilizadores, distorcendo a forma correcta de se escrever na língua portuguesa.

E atenção, quem pensa que aqueles famosos e tão comuns erros de português que vemos por aí no facebook são cometidos apenas por pessoas que estudaram pouco ou por pessoas desatenciosas, que escorregam na língua portuguesa está enganado. Estes erros são cometidos por pessoas com nível médio e superior, que também se deixam levar pela onda dos “xta bala”, “ya”, “kero”, e tantos outros termos que  onde se protagoniza as letras “K”,”y”,”Z”.

A questão que se coloca é: “Se na banda as pessoas continuarem  a adoptar esse tipo de escrita, que impacto ou que consequências negativas podem advir ?

A pergunta está a vossa disposição. A BWÉVIP, enquanto meio de comunicação social, cujo objectivo é informar, entreter mas também  educar, vai continuar a debater esse assunto, até que se verificar uma atitude diferente no vocabulário inventados por muitos angolanos.

Deixa a tua sugestão.

Similar Posts